Um mês depois de ter sido assinado o acordo para a instalação do novo centro de dados da Portugal Telecom, a Câmara Municipal da Covilhã (CMC) anunciou que o investimento de 30 a 50 milhões de euros ficará instalado na “velha pista” do aeródromo municipal da Covilhã.
A decisão foi tomada na última quarta-feira e o presidente da CMC anunciou-a na reunião da Assembleia Municipal (AMC) da Covilhã. Segundo Carlos Pinto, “estamos a trabalhar intensamente e vamos, com os projectistas da PT, elaborar o plano director”. “São catorze hectares para os primeiros seis ou sete campos de futebol”, explicou o autarca.
“Quanto aos restantes 11 hectares para a implantação das áreas sociais, restauração e eventuais alojamentos”, complementarão a futura cidade das novas tecnologias.
O Data Center da PT vai utilizar tecnologia de ponta, num investimento com escala europeia e parceiros mundiais, apostando na sustentabilidade e eficiência energética dos edifícios que serão construídos na Covilhã. Os servidores e escritórios vão ocupar uma área equivalente a 10 vezes o Pavilhão Atlântico ou 200 campos de ténis. A PT espera que o novo centro de dados entre em funcionamento no segundo semestre de 2012 servindo empresas de todo mundo com 20 petabytes de armazenamento (cerca de 50 milhões de filmes em alta definição). O centro terá capacidade para 50 mil servidores que vão fornecer aplicações informáticas às empresas através do serviço de ‘cloud computing’.
O novo centro de armazenamento de dados e ‘cloud computing’ será “uma referência mundial em termos de eficiência energética”. Mas não só, “daqui a dois ou três anos, será a Covilhã que estará a servir as necessidades de filmes, vídeos e fotos dos clientes Meo".
Numa primeira fase serão investidos entre 30 a 50 milhões de euros num edifício que ocupará 12 mil metros quadrados, proporcionando a criação de 100 empregos directos e qualificados e a criação expectável de 400 postos de trabalho indirectos.
in Jornal do Fundão